Sobre o SIASP


No quadro de sectores muito competitivos da economia tal como o sector dos Petróleos, a eficiência e inovação são frequentemente invocados para justificar a contratação dos melhores quadros técnicos disponíveis no mercado.

Antes da publicação do Decreto-Lei 17/09 e do Decreto Executivo 45/10 (Anexos I,II,III), o mercado de trabalho angolano no sector dos petróleos não proporcionava uma oferta adequada à exigência do sector, e como conclusão o cidadão angolano era frequentemente desfavorecido em processos de recrutamento.

A forte dinâmica do sector dos petróleos torna o seu mercado de trabalho muito grande, sendo um desígnio nacional assegurar que existe equidade na selecção de recursos humanos angolanos como motor de desenvolvimento da empregabilidade em Angola.

O MIREMPET tem agido de forma determinante no quadro das orientações do Decreto-Lei 17/09, designadamente na formação contínua de quadros e num controle mais rigoroso da selecção de técnicos quando existe um pedido de visto de trabalho para estrangeiro.

Este processo de ajustamento contínuo afecta vários vectores operacionais do sector dos petróleos e constitui uma maratona há quase 10 anos com resultados progressivos que se demonstram muito positivos.

Na base do controle desta iniciativa está uma solução tecnológica denominada SIASP – Sistema de Angolanização do Sector dos Petróleos.

O que é o SIASP?

O SIASP é um sistema integrado (Sistema Informático de Angolanização do Sector Petrolífero), desenvolvido especificamente para acompanhar as políticas de Angolanização do Sector, contempladas no Decreto-Lei 17/09 de 26 de Junho, Decreto Executivo 45/10 de 10 de Maio que estabelecem os mecanismos práticos destas políticas que compreendem a celebração de um Contrato Programa, a contratação do pessoal estrangeiro, o recrutamento e integração do pessoal e os planos de carreiras profissionais.

O que faz o SIASP?

O SIASP é uma plataforma tecnológica em permanente desenvolvimento com novas funcionalidades e serviços de conveniência para todos os agentes registados do sector dos Petróleos.

Com o SIASP o MIREMPET consegue colmatar as necessidades decorrentes da sua relação com todos esses agentes, num só lugar. A saber:

  • Elegibilidade e Registo de Empresas do Sector dos Petróleos (KYC)
  • Extranet para submissão dos Planos de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PDRH) permitindo monitorar de forma consolidada a expectativa de recrutamento e o perfil da força de trabalho de ano para ano.
  • Pedidos de Emissão de vistos de trabalho de Recursos Humanos.
  • Cadastro e controle de Formandos e Bolseiros apoiados pelo fundo de formação do MIREMPET.
  • Estatísticas e controle de todo o mercado, em tempo real e na sua evolução anual.

Novidades 2021 no SIASP

O SIASP tem um plano estratégico de desenvolvimento anual que conta com as sugestões das empresas do sector e que este ano incluem:

  • Alargamento do SIASP ao Sector dos Recursos Minerais.
  • Integração de Meios de Pagamento no SIASP para Execução Integral de Pedidos sem Sair do Ambiente SIASP
Em 2021 existe um conjunto alargado de melhoramentos e novidades, mas também poderá enviar a sua sugestão pelo formulário neste site.